sábado, 12 de janeiro de 2013

Os alimentos que protegem a pele e prolongam o bronzeado


Para manter a pele bonita no verão, além de ser fundamental o uso de protetor solar e ingerir muito líquido, especialmente água, a ingestão de certos alimentos também potencializa a melanina da pele, prolongando o bronzeado.
Segundo a nutricionista Paulo Castilho, da Sabor Integral, os alimentos ricos em vitamina A e carotenoides são os que mais ajudam a manter a cor e podem ser encontrados nos alimentos amarelos ou alaranjados. São eles: mamão, abóbora, cenoura e tomate. Para quem pensou na laranja, acerola, beterraba e cenoura também acertou! Esses são alimentos riquíssimos em substâncias que trazem a pigmentação reforçada pera a pele.
Folhas escuras, como rúcula, couve e espinafre, também são ricas em vitamina A e carotenoides. O ideal é incluir esses alimentos na alimentação diária, pelo menos uma semana antes de tomar sol. Duas porções por dia são suficientes. “As folhas escuras podem estar na salada ou em sucos feitos com as frutas citadas”, afirma a especialista.
Existem também alguns alimentos ricos em betacaroteno (substância antioxidante responsável pela coloração alaranjada e avermelhada dos alimentos) que ajudam a combater os efeitos maléficos do sol, além de proteger a pele e garantir um bronzeado prolongado por mais tempo.
Outros alimentos também são recomendados: os que são ricos em vitamina C (frutas cítricas, brócolis e tomate); tirosina (peixe, carnes, magras, ovos e leguminosas); silício (aveia); vitamina E (gérmen de trigo e óleos vegetais) e vitamina D (fígado, salmão e gema de ovo).
“Para fazer efeito, a dieta deve ser seguida de um a dois meses antes da exposição ao sol”, explica Paula.
Alimentos protetores
Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e acerola, são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele — o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Ideal de consumo: duas porções por dia.
Grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e noz, possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno. Ideal de consumo: uma porção por dia.
Alimentos amarelos e alaranjados, como cenoura, tomate, abóbora e mamão, protegem a pele dos raios UVA e UVB por serem fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. Ideal de consumo: uma porção por dia.
A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres.
O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções. Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum).
O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semi-cru.
Óleos e sementes, como azeite extra-virgem, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, possuem Vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele. Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada).
Maçã possui vitaminas do complexo B que ajudam prevenção de problemas de pele. Ideal de consumo: uma maçã por dia.
Vegetais de tons amarelo, laranja e vermelho: cenoura, beterraba, batatas-doces, pimentão, tomate e abóbora.
Frutas de tons amarelo, laranja e avermelhado: mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, nectarina e pêssego.
Vegetais de folhas verdes escuras: espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola, agrião e mostarda.
As vitaminas C e E, o ômega 3 e o licopeno também podem ajudar a manter o bronzeado. “A vitamina C e o licopeno possuem atividade antioxidante e atuam combatendo os radicais livres, o que contribui para a proteção da pele. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno”, recomenda Paula.
Vitamina C: é encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola, laranja, caju e também nos alimentos de cor verde escuro.
Vitamina E: pode ser facilmente encontrada nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e no gérmen de trigo. O indicado é consumir cru ou levemente cozido para não reduzir o aproveitamento das vitaminas.
Ômega 3: está presente em peixes oleosos de água fria (atum, salmão, sardinha, arenque e cavala), óleo de canola, azeite e linhaça.
Licopeno: alimentos fontes de licopeno são tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.
Para proteger a pele dos raios de sol, a nutricionista ainda indica alimentos que contenham zinco (ostras, carne vermelha, leite e fígado); coenzima Q10 (aspargo, damasco, sardinha e sementes oleaginosas); selênio (castanhas, nozes e lentilhas); magnésio (leguminosas, sementes e nozes); cobre (fígado, moluscos e grãos integrais); biotina (fígado, cogumelo, amendoim e leite); e flavonoides (amoras, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, amoras azuis e pretas e casca de berinjela).
Receita com betacaroteno – Protetor cutâneo oral
Ingredientes
2 rodelas de pepino
1/4 de maça
1/2 beterraba
1/2 cenoura
200 ml de água
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e tome ao deitar.
fonte: Sabor Integral Consultoria em Nutrição
Paula Castilho- Nutricionista
Tel: (11) 41132806 / (11) 41132809
http://www.saborintegral.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário