domingo, 10 de março de 2013

Estudando a páscoa: símbolos e significados


Estratégias e recursos da aula

Momento 1   Através de uma conversa informal a professora deverá perguntar às crianças se conhecem algum significado sobre a páscoa. Após as respostas obtidas, o professor deve explicar que a páscoa traz diversos significados, alguns religiosos,outros por tradição... Pedirá que cada criança faça uma breve pesquisa em casa com a família sobre o significado da páscoa e os símbolos que conhecem a respeito do tema. Essa pesquisa servirá de introdução para o estudo sobre a páscoa.
Momento 2   Apresentar para a turma o resultado da pesquisa feita pelos alunos.   Momento 3   

A partir das experiências trazidas pelos alunos, a professora deve apresentar os significados e símbolos mais comuns da páscoa.
Explicar que a páscoa tem uma origem religiosa, pois os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representar a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Atualmente, a páscoa também tem um significado comercial, onde as pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate. Outros símoblos, também são comuns a esse tema. Vejamos alguns deles:

                                       

Essas folhas com os símbolos da páscoa podem ser mostradas ou dadas às crianças para que colem no caderno.
Momento 4   
Distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada aluno e pedir que associem as palavras e figuras recortando-as e colando-as no espaço adequado.
                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário