quarta-feira, 3 de abril de 2013

Depilação

cautela

 
(foto: iStock)A depilação com lâmina pode causar, para muitas mulheres, uma sensação desconfortável que inclui vermelhidão na área raspada e bolinhas que podem coçar ou até mesmo causar dor, no caso de uma foliculite desencadeada pelo atrito da lâmina.
Por isso, uma das dúvidas mais frequentes é: será que é indicado usar a lâmina para depilar áreas mais sensíveis do corpo, como a virilha? Segundo os médicos, o método pode ser utilizado, mas não deve ser a primeira opção de todas as mulheres. “A depilação com lâmina pode ser feita na virilha, sim, mas quem tem predisposição a foliculite e inflamação na pele deve tomar cuidado redobrado”, explica o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo.

Segundo o médico, a área de fato é mais sensível. “Isso acontece porque é uma área de dobra e a pele fica mais fina nessa região”, explica. “Por isso, há maior risco de machucar a pele durante a depilação.” E ele alerta: outro fator que vai contra o uso da lâmina é que um dos maiores riscos de machucado é a tentativa de depilar o local sozinha, já que a posição pode, muitas vezes, ser desconfortável.
Cuidados e outras opções
Para quem mesmo assim prefere a inegável praticidade oferecida pela lâmina, os cuidados básicos a se tomar têm a ver com a manutenção do aparelho. Troque a lâmina a cada depilação; use algum creme com óleos na composição, para amaciar os pelos; e não dispense a loção calmante depois.
A dermatologista paulistana Luciana Hitomi também ressalta que o motivo da irritação pode ser a alergia ou a oxidação da lâmina. “Se ela oxidar, pode causar alergia por causa do níquel. Por isso não deve ser usada por muito tempo”, explica, aconselhando ainda a optar por produtos que venham com uma fita que indique quando a lâmina está gasta e é hora de parar de usar.
“Mesmo assim, a foliculite pode ser inevitável. Para resolver o problema, sugiro a depilação a laser”, aconselha o médico. Já a depiladora Solange da Conceição, do Salão da Praia, no Rio de Janeiro, destaca que, nas mãos de uma profissional, o mais indicado é escolher a cera quente. “É melhor para a virilha porque dilata os poros”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário