quarta-feira, 17 de julho de 2013


 

Aniversário de Jacobina (Sequencia Didática) Ed. Infantil ao 3º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Clientela: Alunos de Educação Infantil ao 3° ano
Tema: Aniversário da cidade
Recorte temático: “Jacobina: Cidade do Ouro”
Período: 22 de Julho a 26 de Julho de 2013 Foco: Ler para estudar
Diálogo entre as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e História
Gênero: Textos informativos

Justificativa:

A presente seqüência de trabalho tem como propósitos didático e comunicativo conhecer um pouco mais os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais da cidade de Jacobina, desde o seu desbravamento até os dias atuais.

Investiremos em um trabalho produtivo com atividades diversificadas voltadas para a formação leitora e escritora em contexto de estudo. Tendo como temática Aniversário da Cidade e como recorte de estudo  Jacobina: Cidade do Ouro”, daremos enfoque aos conteúdos: Saber relatar certos acontecimentos aos seus familiares, motivando-os para as leituras; Inferir informações a partir de gravuras; Antecipar informações acerca do texto a partir do título, subtítulo, legendas e ficha técnica; Validar ou não as hipóteses acerca do que antecipou e Buscar informações a partir da pergunta que se formulou.

Durante o período de 23 de julho a 10 de agosto de 2012 trabalharemos com o princípio da interdisciplinaridade, sugerido pela LDB, ou seja, o diálogo permanente entre as diferentes áreas de conhecimento. Para este trabalho elegemos as áreas de estudo Língua Portuguesa e História. Em Língua daremos ênfase aos comportamentos leitores em contexto de estudo, enquanto em História faremos uma reconceitualização dos fatos históricos, sociais e políticos.

Como resultado do estudo, realizado durante três semanas, faremos uma exposição de um Mural de Curiosidades no entorno da Escola para os pais e a comunidade geral com algumas apresentações, tais como: dramatizações, coral, jogral, etc.

Aprendizagens esperadas:

Língua Portuguesa
História
Saber relatar certos acontecimentos aos seus familiares, motivando-os para as leituras;
Identificar-se como um membro de um grupo social;
Inferir informações a partir de gravuras;
Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio;
Antecipar informações acerca do texto a partir do título, subtítulo, legendas e ficha técnica;
Valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
Validar ou não as hipóteses acerca do que antecipou;

Buscar informações a partir da pergunta que se formulou.



Detonador: Exibição do Documentário “Jacobina cidade do Ouro”, explanação sobre o surgimento da Cidade através da socialização de alguns trechos do texto “História de Jacobina” e exposição de imagens. Informar aos alunos o que será trabalhado durante 15 dias, quais são as expectativas de aprendizagem e o produto do estudo.


Orientações Didáticas:
O.D.1: Levantar o conhecimento prévio dos alunos, a partir das seguintes questões:

  • Por que Jacobina é intitulada como “Cidade do ouro”?
  • Vocês sabem como surgiu Jacobina?
* Fazer o registro das falas das crianças;

* Sistematizar o levantamento do conhecimento prévio com a exposição das imagens que representam o título que a cidade recebeu ao longo dos séculos.

O.D.2: Em roda, apresentar o texto “Como nasceu Jacobina”, através dos seguintes encaminhamentos:

Antes da leitura:

  • Informar aos alunos o título do texto e a fonte para antecipação;
  • Retomar as questões levantadas anteriormente e o registro feito pela professora;
  • Propor aos alunos que ouçam o texto, tendo como consigna as questões levantadas no conhecimento prévio;
  • Realizar a leitura do texto, exposto em papel metro, em roda.
Durante a leitura:

  • Realizar a leitura, dando pausas e perguntando às crianças se determinados parágrafos e/ou trechos respondem as questões;
  • A professora fará grifos nos parágrafos ou trechos que os alunos verificarem a presença de informações que respondam as questões supracitadas.
Depois da leitura:

  • A partir dos grifos realizados, propor a revisão coletiva do registro do conhecimento prévio para acrescentar e/ou descartar as informações;
  • Selecionar, com os alunos, as informações (uma ou duas) que eles gostariam de transformá-las em curiosidades para expor no mural.
O.D.3: Disponibilizar, em roda, diversas curiosidades para que os alunos manuseiem e         familiarizem/relembrem sua estrutura;

  • Retomar as informações selecionadas anteriormente e, com o auxílio da professora, transformá-las em curiosidades.
O.D.4: Realizar o estudo coletivo das imagens que representam a exploração e o ciclo do ouro em Jacobina, a partir da seguinte consigna:

  • O que nas imagens nos faz lembrar a exploração do ouro em Jacobina?

A professora fará o registro, em cartaz, das falas das crianças.

O.D.5: Selecionar, coletivamente, duas falas das crianças acerca das imagens;
  • Transformar essas falas em curiosidades.
O.D.6: Propor a leitura do texto “Minerais” através dos seguintes encaminhamentos:

Antes da leitura:

  • Informar aos alunos o título do texto e a fonte;
  • Apresentar em painel, os seguintes pontos para estudo:

* Outros minerais encontrados em Jacobina;

* Os profissionais que trabalham e as diferentes formas de exploração;

* A empresa que explora minérios na cidade.
  • Propor aos alunos que ouçam o texto, tendo como consigna os pontos levantados anteriormente;

  • Realizar a leitura do texto, exposto em papel metro, em roda.
Durante a leitura:

  • Realizar a leitura, dando pausas e perguntando às crianças se determinados parágrafos e/ou trechos respondem as questões;
  • A professora fará grifos nos parágrafos ou trechos que os alunos verificarem a presença de informações que respondam os pontos supracitados;
  • Apresentar imagens que caracterizam os pontos supracitados para estudo.
Depois da leitura:

  • A partir dos grifos realizados e das imagens visualizadas, retomar o painel para inserir as informações selecionadas;
  • Selecionar, com os alunos, as informações (uma ou duas) que eles gostariam de transformar em curiosidades para expor no mural.
O.D.7: Organização do “Mural de Curiosidades”, pensando nos seguintes aspectos:

  • A estética;
  • A formatação/edição das curiosidades;
  • A digitação das curiosidades produzidas ao longo da Sequência;
  • Seleção das imagens para cada curiosidade.
O.D.8: Organização da apresentação final, levando em consideração tais pontos:

  • O local, data e horário;
  • Público alvo;
  • Convite;
  • As apresentações que acontecerão, tendo como foco as curiosidades;
  • Lanche.
O.D.9: Apresentação do Mural de Curiosidades.

                                                         Secretaria Municipal de Educação
Formador Técnico: André Luiz Sampaio
Coordenadores Pedagógicos Fundamental I ano 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário