Aniversário de Jacobina (Sequencia Didática) Ed. Infantil ao 3º ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Clientela: Alunos de Educação Infantil ao 3° ano
Tema: Aniversário da cidadeRecorte temático: “Jacobina: Cidade do Ouro”
Período: 22 de Julho a 26 de Julho de 2013 Foco: Ler para estudar
Diálogo entre as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e História
Gênero: Textos informativos
Justificativa:
A
presente seqüência de trabalho tem como propósitos didático e
comunicativo conhecer um pouco mais os aspectos históricos, políticos,
econômicos e sociais da cidade de Jacobina, desde o seu desbravamento
até os dias atuais.
Investiremos
em um trabalho produtivo com atividades diversificadas voltadas para a
formação leitora e escritora em contexto de estudo. Tendo como temática Aniversário da Cidade e como recorte de estudo “Jacobina: Cidade do Ouro”, daremos enfoque aos conteúdos: Saber
relatar certos acontecimentos aos seus familiares, motivando-os para as
leituras; Inferir informações a partir de gravuras; Antecipar
informações acerca do texto a partir do título, subtítulo, legendas e
ficha técnica; Validar ou não as hipóteses acerca do que antecipou e
Buscar informações a partir da pergunta que se formulou.
Durante
o período de 23 de julho a 10 de agosto de 2012 trabalharemos com o
princípio da interdisciplinaridade, sugerido pela LDB, ou seja, o
diálogo permanente entre as diferentes áreas de conhecimento. Para este
trabalho elegemos as áreas de estudo Língua Portuguesa e História. Em
Língua daremos ênfase aos comportamentos leitores em contexto de estudo,
enquanto em História faremos uma reconceitualização dos fatos
históricos, sociais e políticos.
Como resultado do estudo, realizado durante três semanas, faremos uma exposição de um Mural de Curiosidades no entorno da Escola para os pais e a comunidade geral com algumas apresentações, tais como: dramatizações, coral, jogral, etc.
Aprendizagens esperadas:
Língua Portuguesa
|
História
|
Saber relatar certos acontecimentos aos seus familiares, motivando-os para as leituras;
|
Identificar-se como um membro de um grupo social;
|
Inferir informações a partir de gravuras;
|
Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio;
|
Antecipar informações acerca do texto a partir do título, subtítulo, legendas e ficha técnica;
|
Valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
|
Validar ou não as hipóteses acerca do que antecipou;
| |
Buscar informações a partir da pergunta que se formulou.
|
Detonador:
Exibição do Documentário “Jacobina cidade do Ouro”, explanação sobre o
surgimento da Cidade através da socialização de alguns trechos do texto
“História de Jacobina” e exposição de imagens. Informar aos alunos o que
será trabalhado durante 15 dias, quais são as expectativas de
aprendizagem e o produto do estudo.
Orientações Didáticas:
O.D.1: Levantar o conhecimento prévio dos alunos, a partir das seguintes questões:
- Por que Jacobina é intitulada como “Cidade do ouro”?
- Vocês sabem como surgiu Jacobina?
* Fazer o registro das falas das crianças;
*
Sistematizar o levantamento do conhecimento prévio com a exposição das
imagens que representam o título que a cidade recebeu ao longo dos
séculos.
O.D.2: Em roda, apresentar o texto “Como nasceu Jacobina”, através dos seguintes encaminhamentos:
Antes da leitura:
- Informar aos alunos o título do texto e a fonte para antecipação;
- Retomar as questões levantadas anteriormente e o registro feito pela professora;
- Propor aos alunos que ouçam o texto, tendo como consigna as questões levantadas no conhecimento prévio;
- Realizar a leitura do texto, exposto em papel metro, em roda.
Durante a leitura:
- Realizar a leitura, dando pausas e perguntando às crianças se determinados parágrafos e/ou trechos respondem as questões;
- A professora fará grifos nos parágrafos ou trechos que os alunos verificarem a presença de informações que respondam as questões supracitadas.
Depois da leitura:
- A partir dos grifos realizados, propor a revisão coletiva do registro do conhecimento prévio para acrescentar e/ou descartar as informações;
- Selecionar, com os alunos, as informações (uma ou duas) que eles gostariam de transformá-las em curiosidades para expor no mural.
O.D.3: Disponibilizar, em roda, diversas curiosidades para que os alunos manuseiem e familiarizem/relembrem sua estrutura;
- Retomar as informações selecionadas anteriormente e, com o auxílio da professora, transformá-las em curiosidades.
O.D.4:
Realizar o estudo coletivo das imagens que representam a exploração e o
ciclo do ouro em Jacobina, a partir da seguinte consigna:
- O que nas imagens nos faz lembrar a exploração do ouro em Jacobina?
A professora fará o registro, em cartaz, das falas das crianças.
O.D.5: Selecionar, coletivamente, duas falas das crianças acerca das imagens;
- Transformar essas falas em curiosidades.
O.D.6: Propor a leitura do texto “Minerais” através dos seguintes encaminhamentos:
Antes da leitura:
- Informar aos alunos o título do texto e a fonte;
- Apresentar em painel, os seguintes pontos para estudo:
* Outros minerais encontrados em Jacobina;
* Os profissionais que trabalham e as diferentes formas de exploração;
* A empresa que explora minérios na cidade.
- Propor aos alunos que ouçam o texto, tendo como consigna os pontos levantados anteriormente;
- Realizar a leitura do texto, exposto em papel metro, em roda.
Durante a leitura:
- Realizar a leitura, dando pausas e perguntando às crianças se determinados parágrafos e/ou trechos respondem as questões;
- A professora fará grifos nos parágrafos ou trechos que os alunos verificarem a presença de informações que respondam os pontos supracitados;
- Apresentar imagens que caracterizam os pontos supracitados para estudo.
Depois da leitura:
- A partir dos grifos realizados e das imagens visualizadas, retomar o painel para inserir as informações selecionadas;
- Selecionar, com os alunos, as informações (uma ou duas) que eles gostariam de transformar em curiosidades para expor no mural.
O.D.7: Organização do “Mural de Curiosidades”, pensando nos seguintes aspectos:
- A estética;
- A formatação/edição das curiosidades;
- A digitação das curiosidades produzidas ao longo da Sequência;
- Seleção das imagens para cada curiosidade.
O.D.8: Organização da apresentação final, levando em consideração tais pontos:
- O local, data e horário;
- Público alvo;
- Convite;
- As apresentações que acontecerão, tendo como foco as curiosidades;
- Lanche.
O.D.9: Apresentação do Mural de Curiosidades.
Secretaria Municipal de Educação
Formador Técnico: André Luiz Sampaio
Coordenadores Pedagógicos Fundamental I ano 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário