domingo, 14 de julho de 2013

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACOBINA


                            Projeto: História da minha cidade, minha história


Justificativa
 
Conhecer a história de lugares que significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história. Além disso, aprofunda os conhecimentos já construídos a respeito das mudanças que ocorreram em nossa cidade, em função dos avanços tecnológicos, do modo como os agrupamentos humanos ocuparam o espaço urbano, das necessidades e anseios das pessoas para responder a diferentes demandas. Conhecer as mudanças, relacioná-las ao momento em que ocorreram, identificar algumas de suas causas é também perceber como a história interfere em nossas vidas. 
Nesse sentido a cidade em que vivem será o laboratório para o desenvolvimento do projeto trazendo o cotidiano do aluno para aula. O que não se trata de ensinar o aluno a realidade de sua localidade, mas fazê-lo refletir sobre a cidade em que vive e o seu modo de vida.
 

OBJETIVOS:

  • Conhecer as mudanças que aconteceram através do tempo, na paisagem da cidade e do bairro onde fica a escola, identificando-as às ações do homem em seu meio.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
·        Conhecer os processos de origem das cidades;
·        Rever a história de Jacobina;
·        Identificar como ao longo da história as paisagens urbanas está em constante mudança.
·        Expor trabalhos elaborados;
·        Compreender as transformações ocorridas na cidade.
Criar poemas, poesias e/ou paródia a partir do conteúdo exposto;
·        Compreender os problemas ambientais do meio urbano – causas e conseqüências.
·        Analisar o percurso do Rio do Ouro, os lançamentos de dejetos e suas conseqüências para o bioma.
 
CONTEÚDOS

·        História de Jacobina;
·        Mudança da paisagem;
·        Origem das cidades.
·        Cidade e meio ambiente;
·        O Rio do Ouro.
 

METODOLOGIA

 
Propomos o exercício metodológico da leitura da paisagem para o entendimento do espaço urbano, mas exatamente da paisagem da cidade de Jacobina. Pois, se utiliza muito o livro didático como recurso metodológico, sendo este escritos normalmente por escritores que vivem nas grandes metrópoles brasileiras, que, por conseguinte, predominam as ilustrações destas cidades, bastante distantes da realidade do aluno que se encontra fora destas localidades, como é o caso da turma de aplicação desse projeto, assim é de extrema importância que inclua a realidade do aluno no conteúdo trabalho em sala de aula.
Além da metodologia mencionada acima, será trabalhado a escrita e criatividade dos alunos na elaboração de poemas, poesias e/ou paródia. Tais atividades serão construídas em grupo com intuito da associação do conhecimento, que os alunos possam ajudar um ao outro, para desenvolver a atividade.


PÚBLICO ALVO:

  • Alunos do Ensino Fundamental (5ª série) Da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira


PERÍODO DE DURAÇÃO:

  • 19 a 30 de Julho




                                                                     RECURSOS:
 
  • Livros;

  • Projetor de multimídia – data show;

  • Apostilas;

  • Cartazes (papel metro);

  • Vídeos;

  • Músicas;

  • Outros.

 
AVALIAÇÃO
 

Como produção final, os alunos irão construir um livro coletivo em que contem informações a respeito da cidade de Jacobina, assim como também as atividades elaboradas pelos alunos. Este texto pode ser enriquecido com diversos registros visuais (fotos, desenhos).
Durante a construção desse livro será avaliado a participação dos alunos nas discussões, interpretações, elaborações e desempenho nas apresentações das atividades.

REFERÊNCIAS:

AMORIM, Eliã Siméia Martins dos S; COUTINHO, Rosilda Valois (orgs.). Quem inventou Jacobina? Iniciando a pesquisa na escola básica. Jacobina, Bahia: Editora Rabisco, 2005.

ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Costa Wagner. Construindo a Geografia: Uma janela para o mundo. São Paulo: Moderna, 2005.

ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Costa Wagner. Construindo a Geografia: Uma janela para o mundo. São Paulo: Moderna, 1999.

BRANDÃO, Maria de Azevedo; CARDOSO, Suzana Alice Marcelino (orgs.). Jacobina: passado e futuro. Jacobina, Bahia: Acija, 1993.

Editora Moderna (org.). Projeto Araribá: Geografia. São Paulo: Moderna, 2008.

SAMPAIO, Alan; OLIVEIRA, Valter de(orgs.). Arte e Cidade: imagens de Jacobina. Salvador: EDUNEB, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário