quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tudo Sobre Depilação

Depilação íntima: mitos e verdades


 
iStockA depilação íntima desencadeia reações na pele que podem desagradar às mulheres – sobretudo no verão, quando as chances de exposição ao sol são maiores. A ginecologista e obstetra Cristina Ferraz, de Salvador, esclarece o que é mito e o que é verdade e dá dicas de como driblar esses incômodos.
Flacidez
Mito.
Uma das ideias mais difundidas entre o público feminino é a ideia de que a depilação com cera pode deixar a pele flácida. “Bobagem. A flacidez é desencadeada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina que não são atingidas durante a depilação – trata-se uma agressão apenas superficial. Quem busca métodos depilação mais duradouros pode apostar também nos aparelhos elétricos específicos para a região – atualmente são desenvolvidos com tecnologia e design que tendem a minimizar os desconfortos”.
Alergias
Verdade.
Cremes depilatórios devem ser testados no antebraço antes de serem aplicados por completo na região a se depilar. Lâminas e aparelhos depilatórios elétricos devem ser mantidos higienizados e secos em local fresco e arejado para evitar a proliferação de fungos e bactérias. E jamais devem ser compartilhados.
Manchas
Verdade.
São desencadeadas, sobretudo, pelos puxões da cera quente. “Ao agredir a pele, ainda que superficialmente, o organismo, em uma tentativa de autodefesa, produz mais melanina - pigmento responsável por dar coloração à cútis”, explica Cristina. Wuando o assunto é clareamento das manchas, receitas caseiras estão vetadas. “Soluções aparentemente simples e milagrosas podem agravar o quadro. Existem cremes e tratamentos específicos: cosméticos clareadores, despigmentadores e peelings – enfim, há uma gama de opções eficientes, seguras e acessíveis a todos os bolsos”.

Pelos encravados
Verdade.
A prática mais conhecida para prevenir pelos encravados é a esfoliação – os grânulos auxiliam na remoção das células mortas, afinando a pele e, consequentemente, facilitando a passagem do pelo. Mas a médica também recomenda o uso de cremes manipulados com ativos específicos para manter a pele hidratada e mais propensa ao crescimento dos pelos. “Uréia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico são grandes aliados. Eles exercem papel fundamental na hidratação da região bem como removem as células mortas deixando a pele mais lisinha. No entanto, cosméticos com esses compostos devem ser ministrados mediante consulta com um especialista – só ele é capaz de avaliar a real necessidade de cada pele e propor a melhor solução para mantê-la saudável com segurança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário